Hemope Caruaru segue com estoques críticos e preocupa HMV na realização de cirurgias

A unidade está reforçando as ações de orientação para os familiares e acompanhantes em todos os seus setores de atendimento

(Foto: HMV/Divulgação)

O Hemope de Caruaru, responsável pela coleta, fracionamento, processamento e distribuição de bolsas de sangue  para os serviços de saúde, encontra-se com estado crítico de estoque. Essa situação está colocando em risco a manutenção das cirurgias do Hospital Mestre Vitalino (HMV). Por isso, a agência transfusional e o serviço social do HMV estão reforçando as ações de orientação para os familiares e acompanhantes em todos os setores da unidade. O objetivo é incentivar a doação e conscientizar sobre a necessidade, visando aumentar os níveis do estoque, o que garante a realização regular de cirurgias na unidade.

Para a doação é necessário ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50kg e possuir boas condições de saúde. Além disso, é preciso apresentar documento oficial com foto e menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis. É necessário estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas) e estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação). O Hemope Caruaru funciona de segunda a sexta-feira das 7h30 às 12h e das 13h30 às 17h.

Por Adriane Delgado – estagiária sob supervisão

Compartilhe

Destaques

Veja Mais