Hospital São Sebastião deve ser reaberto ainda neste ano

O secretário de Saúde Iran Costa confirmou que a unidade não será municipalizada. (Imagem: Dido Montenegro/Rádio Cultura do Nordeste)

Em entrevista à Rádio Cultura, o secretário de Saúde de Pernambuco, Iran Costa, confirmou que o Hospital São Sebastião não será municipalizado. De acordo com o gestor da pasta, o modelo aplicado será o de Organização Social (OS), assim como acontece no Hospital Mestre Vitalino e na Unidade de Pronto-Atendimento (UPAE). Esse tipo de associação é privada e recebe subvenção do Estado para a prestação de serviços sem fins lucrativos.

Segundo Costa, o primeiro acordo feito foi de que a Prefeitura assumiria a gestão da unidade integralmente, sem que houvesse custo para o governo estadual. No entanto, em uma reunião, a secretária da pasta municipal de Saúde, Ana Maria Albuquerque, informou que o município não teria condições de arcar com as despesas de manutenção do hospital.

De acordo com o secretário, a reabertura da unidade deve acontecer ainda neste ano. “O governador colocou uma data até meados do mês de dezembro para reabrir o Hospital São Sebastião”, apontou. Apesar disso, as obras só devem ser concluídas no começo de 2018.

“No início de fevereiro, a gente retoma essa segunda parte da obra. A parte principal, de enfermarias, de farmácia, tudo isso vai estar pronto para funcionamento agora em 2017”, declarou.

Por meio de nota, a prefeita Raquel Lyra afirmou lamentar a decisão do governo estadual. No texto, a tucana acusou o governador Paulo Câmara de não cumprir com sua promessa de campanha e apontou que é responsabilidade da Prefeitura e de todos os caruaruenses fiscalizar para que o hospital seja entregue equipado e com tudo que foi prometido.

Compartilhe

Destaques

Veja Mais