A iniciativa é da UFPE e UPE; processo estará aberto até o dia 10 de novembro

A partir de hoje (23) estão abertas as inscrições para o curso de extensão em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, lançado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Universidade de Pernambuco (UPE) na segunda-feira (21). A formação é gratuita, totalmente on-line e terá um total de 10 mil vagas — sendo 5 mil para cada instituição.
As inscrições estarão abertas até 10 de novembro de 2024 e o candidato deverá optar por uma das instituições participantes: UFPE ou UPE. Para se inscrever no processo seletivo da UFPE, acesse o formulário eletrônico disponível no site da EaD UFPE. O edital completo, com todas as informações sobre as etapas do processo seletivo, também pode ser consultado no mesmo endereço. Para se inscrever no processo seletivo da UPE, acesse o formulário eletrônico disponível no site da DED UPE. O edital completo está disponível no mesmo endereço.
A formação tem o objetivo de capacitar educadores para desenvolverem práticas pedagógicas alinhadas às políticas de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, com foco de refletir sobre as pluralidades e as singularidades envolvidas no processo de ensino e aprendizagem do público da educação especial em salas de aula regulares. Além disso, pretende-se contribuir para a elaboração de práticas e recursos que promovam uma escola verdadeiramente inclusiva.
O curso será realizado entre fevereiro e abril de 2025, com uma carga horária total de 120 horas, divididas em quatro módulos:
- Direitos Humanos, Diversidade e Educação Inclusiva;
- Desenvolvimento Humano, Ensino e Aprendizagem na perspectiva da Educação Inclusiva;
- Currículo, Tecnologias e Práticas Pedagógicas Inclusivas;
- Práticas, Recursos e Materiais Pedagógicos Inclusivos na Escola.
A mediação pedagógica será conduzida por tutores especializados, que acompanharão o desenvolvimento dos estudantes ao longo do curso. Para os participantes residentes em Pernambuco, haverá suporte presencial nos 32 Polos UAB distribuídos pelo estado, com acesso a computadores e internet.
Por Adriane Delgado – estagiária sob supervisão