Mais da metade dos municípios pernambucanos estão em situação de emergência devido a falta de chuvas 

Decisão da Chefe do Executivo foi publicada no Diário Oficial do Estado de hoje (21)

(Foto: Compesa/Divulgação)

Em Pernambuco, 118 municípios dos 184 existentes foram declarados que estão em situação de emergência pela governadora Raquel Lyra (PSDB). A motivação é em razão da grave escassez de chuvas e dos impactos da estiagem prolongada. O decreto 58.012, que contém declaração, foi publicado no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (21). 

De acordo com a divulgação, a medida visa mitigar os efeitos da seca hidrológica nos reservatórios e na rede de abastecimento de água, que já afeta a maior parte das cidades do Estado. Em dezembro de 2024, o Governo de Pernambuco já havia decretado estado de alerta para 94 municípios pelo mesmo motivo. O decreto tem validade de 180 dias.

No Agreste de Pernambuco, a barragem de Jucazinho encontra-se em colapso, com acumulação em 5,8 % de seu volume. Estão com volume inferior a 20% as barragens Bita e Utinga, com 19% e 9,7% de seu volume, respectivamente. Todas elas atendem o Grande Recife. A barragem de Goitá, em Paudalho, na Zona da Mata Norte, está com acumulação em 4,6% de seu volume. 

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) aponta que o Estado enfrenta uma seca de moderada a grave em boa parte do seu território. A previsão climática para o primeiro trimestre de 2025 indica chuvas abaixo da média, com pancadas isoladas no Sertão e períodos secos nas outras regiões. 

Em relação às infraestruturas que visam o atendimento à população rural, para 2025, está prevista a construção de mais 400 equipamentos, além da instalação de 600 poços.

Veja, abaixo, a lista de municípios que estão no decreto:

Zona Rural

(Foto: Adriane Delgado/Rádio Cultura do Nordeste)

Zona Urbana

(Foto: Adriane Delgado/Rádio Cultura do Nordeste)

Por Adriane Delgado – estagiária sob supervisão

Compartilhe

Destaques

Veja Mais