Os dados são publicação Sociedade Brasileira de Pediatria divulgada hoje (24)
Em Pernambuco, 2.935 casos de violência física contra crianças e adolescentes de zero a 19 anos de idade foram notificados nas unidades de saúde do Brasil ao longo de 2023. Os números foram divulgados nesta quarta-feira (24), pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).
Em mesma publicação, a SBP divulga que, no Brasil, ao longo de todo o ano de 2023, por dia foi registrado uma média de 196 casos de violência física contra crianças e adolescentes de zero a 19 anos de idade. Além disso, cerca de 80% das agressões contra crianças até 14 anos acontecem dentro de suas próprias casas.
No Brasil, a notificação de qualquer suspeita ou confirmação de violência contra crianças e adolescentes é compulsória conforme estabelecido pelo Ministério da Saúde e obrigatória pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).Todos os casos devem ser reportados ao Conselho Tutelar, mesmo de mera suspeita, e, em situações mais graves ou que envolvem crimes como violência física, psicológica ou sexual, as delegacias de polícia e o Ministério Público também precisam ser notificados.
Somando os registros de atendimento a crianças e adolescentes vítimas de violências físicas, psíquicas ou psicológicas, sexuais e a violência contra si mesmo – auto agressão, foram mais de 1000 casos por dia no Sistema Sus em 2023. Adolescentes de 15 a 19 anos representam o maior número de notificações na maioria dos estados, os dados também mostram que os espancamentos e outras violações de crianças acontecem desde os primeiros dias de vida.
Por Adriane Delgado – estagiária sob supervisão