Mais de mil pessoas morrem anualmente por AVC em Pernambuco

Campanha global de luta contra o AVC tem como tema #MaiorQueOAVC

(Foto: HPS/Divulgação)

O Dia Mundial do AVC, popularmente conhecido como derrame, acontece hoje (29). Com os olhares voltados para os casos da doença, em Pernambuco, esses se mostram elevados. No estado, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), são registrados por ano cerca de 14 mil casos de acidentes vasculares cerebrais (AVC’s). Desses casos,  cerca de 1,5 mil não resistem às complicações e morrem. Só no primeiro semestre deste ano, foram registradas 786 mortes por essa condição em Pernambuco. 

Neste ano, a campanha global tem como tema #MaiorQueOAVC, com a ideia de inspirar as pessoas a superarem os fatores de risco para a doença, com mudança de hábitos na rotina, em busca de um estilo de vida saudável. Para a coordenadora da Linha de Cuidados em Neurologia da SES-PE, a médica neurologista Ana Dolores Nascimento, apesar de boa parte da população já ter ouvido falar em AVC, a população ainda não sabe identificar os sintomas nem o que fazer com um paciente.

Ana Dolores afirma que “quanto mais rápido chegar, maior a chance de sair com o menor número de sequelas”.  A coordenadora ainda informa que os principais sintomas são: a fala embolada, a boca torta, dificuldade para falar, um braço fraco, perna fraca, que acontecem de maneira súbita. Caso apresente um desses sintomas, a recomendação é que o paciente vá rapidamente para uma UPA ou hospital, para ser levado a um serviço de referência. 

Por Adriane Delgado – estagiária sob supervisão

Compartilhe

Destaques

Veja Mais