A decisão ocorre em resposta a um aumento significativo de denúncias de entidades médicas

A manipulação, comercialização, propaganda e uso de implantes hormonais, mais conhecido por “chips da beleza”, foi proibida no Brasil na última sexta-feira (18). A decisão foi da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em sua nova resolução, e deve ser publicada no Diário Oficial da União (DOU).
A ação ocorreu após sociedades médicas alertarem, na última quarta (16), para os riscos associados ao procedimento, associando-o a infarto, AVC e outros quadros e em resposta a um aumento significativo de denúncias de entidades médicas sobre problemas de saúde associados a esses produtos
Em comunicado, a Anvisa destacou que os “implantes hormonais, popularmente conhecidos como chips da beleza, não foram submetidos à avaliação da Agência e não existem produtos semelhantes devidamente registrados para fins estéticos, tratamento de fadiga ou cansaço e sintomas de menopausa”.
Para pacientes que utilizam esses produtos, a orientação da agência é que busquem seus médicos para orientações sobre o tratamento, mesmo na ausência de sintomas evidentes. Aqueles que experienciaram ou estão enfrentando efeitos colaterais relacionados aos implantes devem fazer a notificação pelo sistema VigiMed.
Por Adriane Delgado – estagiária sob supervisão