O radialista fez a primeira transmissão de futebol internacional da emissora

Faleceu na manhã de hoje (3), o radialista Helimar Santiago. O profissional lutava contra um câncer, que foi a causa de sua morte, aos seus 82 anos. Nascido em Recife, em 1942, a sua carreira começou cedo, com apenas 18 anos, na Rádio Planalto, em Carpina, onde passou sua infância e adolescência. O radialista estava afastado da rádio desde 2014 e residia com sua família na capital pernambucana.
Após seu primeiro trabalho em Carpina, Helimar prestou serviços na Rádio Difusora de Limoeiro e, após quatro anos, na Rádio Clube e Tamandaré, em 1964. Em 1966, veio para Caruaru e atuou na Rádio Liberdade até 1970, quando retornou ao Recife para a Rádio Jornal do Commercio e Rádio Olinda.
No final da década, o radialista voltou para Caruaru, e passou três anos na Rádio Cultura do Nordeste, onde atuou como narrador esportivo e apresentou programas musicais. Ele fez a primeira transmissão de futebol internacional da emissora, quando narrou o jogo Argentina X Brasil, direto do Estádio Monumental de Nuñez, em Buenos Aires.
Após atuar na Rádio Cultura, Helimar passou por diversas outras rádios, entre elas a Rádio Cultura AM (Campos-RJ), Rádio Folha e Rádio Capibaribe. Também narrou jogos para a TV Globo, TV Jornal e TV Rádio Clube.
Por Adriane Delgado – estagiária sob supervisão