Os endividados terão apoio do Procon Caruaru durante ação

A partir de hoje (1º) até o dia 30 de novembro, o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Caruaru fará parte do Mutirão de Negociação e Orientação Financeira 2024. Com essa ação, as pessoas terão a oportunidade de renegociar suas dívidas com bancos e financeiras em condições especiais. Para saber se a instituição financeira com a qual o consumidor deseja negociar aderiu ao Mutirão da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), basta procurar o Procon Caruaru, localizado na Rua Silvino Macêdo, nº 71, Maurício de Nassau.
O consumidor também pode entrar em contato pelo WhatsApp (81) 9.8384-5909, pelo telefone 3101-0088 ou pela plataforma Caruaru Digital. Essa iniciativa é promovida pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e instituições financeiras associadas, em colaboração com o Banco Central, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e os Procons de todo o país. O objetivo é incentivar a redução da inadimplência e do superendividamento da população.
Na ação podem ser negociadas dívidas no cartão de crédito, cheque especial, empréstimo pessoal, crédito consignado e demais modalidades de crédito contratadas em bancos e financeiras, desde que estejam em atraso, não possuam bens dados em garantia e não estejam prescritas. Os bancos estão empenhados em oferecer benefícios para que seus clientes quitem essas dívidas em condições melhores do que aquelas já existentes no contrato.
Não poderão ser negociadas no mutirão:
• Dívidas que tenham bens dados em garantia (veículos, motocicletas e imóveis, por exemplo);
• Dívidas prescritas;
• Contratos que estejam com as parcelas em dia.
Para facilitar a vida do consumidor, são oferecidos diferentes canais de negociação. Vale lembrar que, em todos eles, as condições oferecidas pelas instituições financeiras serão as mesmas. Por isso, a primeira dica é procurar, primeiramente, seu banco ou financeira e informar seu desejo de negociação pelo mutirão.
Por Adriane Delgado – estagiária sob supervisão