Nova estratégia de vacinação da Covid-19 para crianças está em vigor em Caruaru

No município, o local de referência para a vacina é o Centro de Saúde Ana Rodrigues (Imagem: PMC)
No município, o local de referência para a vacina é o Centro de Saúde Ana Rodrigues (Imagem: PMC)
No município, o local de referência para a vacina é o Centro de Saúde Ana Rodrigues (Imagem: PMC)

A Secretaria de Saúde de Caruaru já colocou em vigor a nova estratégia de vacinação contra a Covid-19 para crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade, que deixa de ser parte de uma campanha de imunização e entra como vacinação de rotina, sendo incluída no Calendário Nacional de Vacinação. A recomendação é do Ministério da Saúde e passou a valer a partir do dia 1º de janeiro. O objetivo dessa medida é reduzir a incidência de casos graves e óbitos causados pela doença nessa faixa etária, além da Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica.

No município, o local de referência para a vacina Covid Pediátrica (Pfizer Baby) é o Centro de Saúde Ana Rodrigues, que fica no Complexo Municipal de Saúde Jacqueline Fernandes, localizado na Rua Djalma Dutra, no mesmo quarteirão do Colégio Sagrado Coração. O funcionamento da sala de vacinação é de segunda a sexta, das 07h às 16h30. É necessário apresentar RG ou Cartão do SUS da criança e o Cartão de Vacinação para que ela possa ser vacinada. 

A orientação do ministério é aplicar a primeira dose aos seis meses de idade, a segunda aos sete meses e a terceira aos nove meses. No entanto, todas as crianças de seis meses a menores de cinco anos, não vacinadas ou com doses em atraso, devem completar o esquema de três doses, seguindo o intervalo recomendado de quatro semanas entre a primeira e a segunda dose e oito semanas entre a segunda e a terceira. As crianças que já receberam as três doses da vacina contra a Covid-19 não precisam de doses adicionais, neste momento.

Por Maria Eduarda Rodrigues

Compartilhe

Destaques

Veja Mais