A divulgação da novidade foi feita no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (14)

Foi criada em Pernambuco uma nova pasta para o Governo, a Secretaria Executiva de Periferias, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh). O escolhido para assumir a pasta foi o pedagogo e especialista em Gestão de Projetos Sociais e mestre em Educação, Culturas e Identidades, Pedro Ribeiro. Entre as suas missões está o fortalecimento das ações de habitação e desenvolvimento urbano em Pernambuco.
Segundo a governadora Raquel Lyra, a pasta será um instrumento transversal que dialoga com diversas ações da nossa gestão como o Qualifica Pernambuco, Cozinhas Comunitárias, Juntos pela Educação e o programa Morar Bem. Ou seja: a nova secretaria executiva vai fazer uma integração e articulação com as demais políticas do Estado. De acordo com a secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Simone Nunes, a nova pasta vai ajudar a adequar ainda mais as políticas públicas às necessidades desta parte da população.
Pedro Ribeiro nasceu na periferia de Recife, no bairro da Mustardinha, e tem se dedicado ao estudo das culturas e modos de vida de sujeitos periféricos. Ao longo de sua trajetória, atuou como gestor de programas sociais em organizações da sociedade civil, tanto nacionais quanto internacionais, por 14 anos, desenvolvendo projetos em bairros periféricos da Região Metropolitana do Recife. O então escolhido ocupava o cargo de secretário executivo de Criança e Juventude.
Por Adriane Delgado – estagiária sob supervisão