Novo esquema vacinal contra a poliomielite é implementado em Caruaru

O reforço com a vacina de ‘gotinha’ é substituído pela dose injetável

(Foto: Divulgação/Secom/PMC)

Desde ontem (4), a Secretaria de Saúde de Caruaru (SMS) passou a seguir o novo esquema de reforço da vacina contra a poliomielite, que previne a paralisia infantil. A alteração é do Ministério da Saúde, para todo o Brasil. A mudança consiste na substituição das duas doses de reforço da vacina oral poliomielite bivalente (VOPb), conhecida como gotinha, para crianças de um ano e três meses e 4 anos de idade, por uma dose única da vacina inativada poliomielite (VIP), que é a injetável. 

Vale ressaltar que a mudança afeta apenas a dose de reforço, seguindo o mesmo esquema vacinal, sendo a 1ª dose aos 2 meses, a 2ª dose aos 4 meses e a 3ª dose aos 6 meses. Todas elas já eram doses aplicáveis. Com a mudança, a dose de reforço será somente aos 15 meses e também passa a ser injetável. Em Caruaru, o novo esquema de reforço da vacina contra a poliomielite, já está sendo realizado nas 67 salas de vacina do município.

Para vacinar os pequenos, é preciso levar o CPF ou Cartão do SUS e a Caderneta de Vacinação. As doses estão disponíveis de segunda a sexta-feira nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) da Zona Urbana, das 8h às 16h, e na Zona Rural, das 8h às 15h, de acordo com o cronograma de cada unidade. 

Ainda de acordo com a secretaria, a orientação do Ministério da Saúde segue critérios epidemiológicos, evidências científicas sobre a vacinação e recomendações internacionais. Em 2023, o Brasil foi classificado como de alto risco para a reintrodução do poliovírus pela Comissão Regional para a Certificação da Erradicação da Poliomielite na Região das Américas.

Por Adriane Delgado – estagiária sob supervisão

Compartilhe

Destaques

Veja Mais