Número de feminicídios diminuiu em Caruaru em 2024

Dados são da Secretaria de Defesa Social (SDS) apresentados em reunião do Comitê Juntos Pela Segurança 2.0

(Foto: PMC/Divulgação)

Houve uma redução de 75% da incidência de crimes de feminicídio em Caruaru, segundo dados da Secretaria de Defesa Social (SDS). A comparação foi feita entre registros dos anos de 2023 e 2024, e apresentados pela Secretaria da Mulher do município na primeira reunião de 2025 do Comitê Juntos Pela Segurança 2.0, realizada na manhã desta quinta-feira (30) na Prefeitura de Caruaru. De acordo com o levantamento apresentado, em 2023 foram registrados 4 casos de feminicídio em Caruaru. Já em 2024, foi registrado apenas um caso.

A secretária da Mulher de Caruaru, Luana Marabuco, justifica que o enfrentamento da violência contra a mulher ganhou ainda mais força a partir da criação do Núcleo Integrado dos Oficiais de Justiça (NIOJ), uma iniciativa que une forças entre a Secretaria da Mulher de Caruaru e de Pernambuco, o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) e a Polícia Militar, por meio do 4º BPM. Essa iniciativa oferece acompanhamento integral durante todo o ciclo de acolhimento das mulheres vítimas de violência e contribui com a agilidade do cumprimento dos mandados judiciais.

O NIOJ contribuiu para que 80,5% da distribuição de intimações e processos relacionados à violência de gênero fossem efetivados em até 24h e outros 15% em um prazo de até 48h, é o que apontam os dados apresentados pela Secretaria da Mulher. De acordo com a representante da Patrulha Maria da Penha, Tenente Dayana, o trabalho realizado pelo NIOJ faz com que as mulheres vítimas de violência recebam assistência e suporte do município e das forças de segurança.

Por Adriane Delgado – estagiária sob supervisão

Compartilhe

Destaques

Veja Mais