O efetivo terá um incremento de profissionais de 10,8% em relação ao ano anterior, representando 8.054 jornadas extras de profissionais

Devido ao feriado da Semana Santa, a Secretaria de Defesa Social (SDS -PE) de Pernambuco lançou a Operação Semana Santa 2025, que acontecerá a partir da próxima sexta-feira (11), até o dia 20 deste mês. Durante a execução da operação, a pasta estadual fará uso de tecnologias avançadas de monitoramento aéreo e por terra, como uso de drones, reconhecimento facial, Plataforma de Observação Elevada (POE), monitoramento das patrulhas e sobrevoos com aeronaves do Grupamento Tático Aéreo (GTA), além do reforço no efetivo em diversos polos e o patrulhamento da malha viária estadual.
De acordo com divulgação da SDS-PE, o investimento para a ação foi da ordem de R$ 1.449.720,00. Além disso, as forças de segurança pública vão lançar 8.054 jornadas extras de profissionais. O número representa um incremento de 10,8% no efetivo em relação ao ano anterior, quando foram empregados 7.268 postos de trabalho. Desse total de lançamentos extras, 4.700 serão policiais militares; 636 policiais civis; 1.777 homens e mulheres do Corpo de Bombeiros; 113 profissionais da Polícia Científica; 172 integrantes da Corregedoria, 127 integrantes da Secretaria Executiva de Defesa Civil (Sepdec) e outros 529 empregos extras distribuídos entre os demais servidores na SDS-PE.
Os profissionais das operativas estarão atuando de forma integrada em diversos polos, seja no Brejo da Madre de Deus, onde aproximadamente 250 mil pessoas são esperadas para a 56ª edição da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém e para shows diversos, ou ainda em Gravatá e Caruaru.
Alguns pontos importantes de atuação vão ocorrer nos corredores viários (PE’s e BR’s) de acesso aos principais polos culturais do Agreste e às praias dos litorais norte e sul, que vão contar com a presença do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRv) e do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran). Haverá ainda atuação dentro da Operação Lei Seca. A pasta também informa que o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) de Caruaru estará ativo durante todo o período da operação, de 11 a 20 de abril, das 14h às 2h.
As estratégias operacionais contarão com o apoio de órgãos parceiros estaduais, federais e municipais, como a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização; o Departamento de Polícia Rodoviária Federal; guardas municipais, órgãos de trânsito; defesas civis municipais, órgãos de ordenamento e controle urbano; secretarias municipais de cultura, conselhos tutelares e Consórcio de Transporte Metropolitano, além de demais atores públicos e privados da capital e do interior.
Por Adriane Delgado – estagiária sob supervisão