Serão selecionados 81 jovens brasileiros que representarão seus estados na etapa nacional
O Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM), que é uma iniciativa que busca oferecer um espaço para o protagonismo de jovens estudantes em discussões sobre os sistemas educacionais dos países membros associados do bloco, prorrogou as suas inscrições. Os alunos interessados em participar do projeto devem se cadastrar pelo site do Ministério da Educação até o dia 21 de novembro.
Podem participar estudantes do 1° e 2° ano do ensino médio, de escolas públicas municipais, estaduais ou distritais e que tenham nascido entre setembro de 2007 e julho de 2011. Em 2025, o projeto vai abordar o tema “A integração regional e as mudanças climáticas”. Esta edição se torna estratégica para o Brasil, pois será a primeira vez que o país sediará a etapa internacional.
A seleção nacional do PJM selecionará 81 jovens brasileiros que representarão seus estados na etapa nacional do Programa, sendo três representantes por Unidade da Federação. Na etapa internacional, cada Unidade da Federação contará com um representante.
Os jovens selecionados participarão de uma fase de formação e seleção para a etapa internacional do PJM e contribuirão para a elaboração da Declaração do Parlamento Juvenil do Mercosul, que será produzida durante o encontro em Foz do Iguaçu, em agosto de 2025.
Cronograma com as etapas da seleção nacional e internacional:
Inscrições: Até 21 de novembro de 2024
Avaliação dos Projetos: Seis projetos por unidade da federação
Campanha e Eleições
Período eleitoral: 10 a 18 de fevereiro de 2025
Divulgação dos eleitos: 7 de março de 2025
Posse e Curso de Formação: Em Brasília, julho de 2025
Etapa Internacional: Foz do Iguaçu, 11 a 13 de agosto de 2025
Por Adriane Delgado – estagiária sob supervisão