Previsão da Apac ainda indica para pouca chuva e umidade relativa do ar baixa
A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), divulgou a previsão climática para Pernambuco no período de setembro a novembro de 2024. A publicação, que aconteceu na última terça-feira (27), indicou um acumulado de chuva no trimestre, variando de normal a abaixo da normal climatológica, com temperaturas acima da média climatológica para todo estado de Pernambuco. Ainda segundo publicação da Apac, esse trimestre é considerado um período seco em todo estado, com poucas chuvas, temperaturas elevadas e umidade relativa do ar muito baixa, principalmente nas regiões do Sertão e Agreste. Em todas as regiões, o trimestre já corresponde à estação seca.
Essas previsões são resultado do consenso da Reunião de Análise e Previsão Climática para Nordeste do Brasil, coordenada pela Secretária de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Alagoas, realizada por meio de videoconferência, no dia 27 de agosto de 2024, com participação dos Centros Estaduais de Meteorologia do Nordeste e Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).
A Apac também divulgou ontem (3) um aviso meteorológico de estado de atenção, indicando baixa umidade no sertão do estado. A previsão indica que a umidade relativa do ar deve atingir valores abaixo de 30%. O alerta tem vigência até o dia oito deste mês. Com relação aos cuidados, a Agência sugere consumir muita água, usar protetor solar, umidificar ambientes e evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11h e 15h.
Por Adriane Delgado – estagiária sob supervisão