Pernambuco é o segundo estado com mais mortes por feminicídio em 2024, diz pesquisa

O estudo foi publicado hoje (13), e inclui os estados do Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro e São Paulo

(Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

O estado de Pernambuco é o segundo, entre os nove (Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro e São Paulo) monitorados pela Rede de Observatórios da Segurança, com mais casos de feminicídio em 2024. O dado foi revelado no novo boletim “Elas Vivem: um caminho de luta” divulgado hoje (13) pela iniciativa que realizou o monitoramento. Apesar do destaque, o estado teve uma redução de 2,2% (de 319 para 312), em comparação com o ano anterior, porém ainda assim ficou atrás apenas de São Paulo nas mortes de mulheres (feminicídio, transfeminicídio e homicídio), com 167 eventos. 

De acordo com monitoramento nos nove estados, a cada 24 horas, uma média de 13 mulheres foram vítimas de violência em 2024. Ao todo, foram registradas 4.181 mulheres vitimadas, representando um aumento de 12,4% em relação a 2023, quando o Amazonas ainda não fazia parte deste monitoramento. O estado juntou-se à Rede em janeiro do ano seguinte.

Além disso, de acordo com análise, a cada 17 horas, uma mulher morreu em razão do gênero. Os crimes foram cometidos por pessoas próximas em 75,3% dos casos, e se consideramos somente parceiros e ex-parceiros, foram 70,0%. 

Esta semana, a Secretaria de Defesa Social (SDS) de Pernambuco divulgou balanço do mês de fevereiro deste ano, que trouxe dados no que diz respeito à violência contra a mulher. Segundo a pasta estadual, houve uma queda de 4,8% no total de ocorrências registradas no mês (a redução foi de 5.103 casos em 2024 para 4.856 em 2025). Em relação aos feminicídios, o Estado registrou 10 casos em fevereiro, número superior ao registrado no mesmo período do ano passado.

Por Adriane Delgado – estagiária sob supervisão

Compartilhe

Destaques

Veja Mais