Entre os meses de janeiro e junho deste ano, o Centro de Assistência Toxicológica de Pernambuco (Ceatox-PE) registrou um aumento de 25,8% no número de atendimentos relacionados a ataques de escorpião. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, foram contabilizadas 706 notificações no período, 145 a mais do que no primeiro semestre do ano passado.
De acordo com o Ceatox, a preocupação com ataques aumenta neste período, por causa das chuvas. Como os escorpiões costumam se esconder em locais úmidos, é comum procurarem abrigo em sapatos, roupas e tubulações. O Centro destacou que, uma das medidas para afastá-los é retirar os entulhos dos quintais.
Em Pernambuco, o soro para o tratamento da picada do escorpião está disponível em alguns pontos, como o Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru, o Hospital da Restauração, no Recife, o Hospital e Policlínica Jaboatão-Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes, e o Hospital João Murilo, em Vitória de Santo Antão. Além de hospitais regionais de Limoeiro, Palmares, Garanhuns, Arcoverde, Afogados da Ingazeira, Serra Talhada, Salgueiro, Ouricuri e Petrolina.