O Estado ocupa a quinta posição no ranking nacional dos estados com maior redução no período

O Estado de Pernambuco registrou 516 casos de internações por desnutrição em 2024, segundo dados do Ministério da Saúde divulgados esta semana. No ano de 2023, foram contabilizados 647 casos, representando uma redução de 20% nos números atuais. Além disso, o registro é o menor desde o início da série histórica, em 2008. No ranking nacional, Pernambuco ocupa a quinta posição entre os estados com maior redução no período.
No cenário nacional, Pernambuco se destaca ao lado de Alagoas (48%), Roraima (47%), Paraíba (29%) e Amapá (27%). Em contrapartida, nove estados brasileiros apresentaram aumento no número de internações. Quando comparados a 2022, os números se tornam ainda mais significativos, quando o Estado contabilizou 731 internações por desnutrição.
Para o Governo, os dados são resultados também do projeto Cozinhas Comunitárias, onde já foram servidas mais 11 milhões de refeições nas 183 espalhadas pelo estado; e do programa Mães de Pernambuco, que já atendeu a mais de 111 mil mulheres em situação de extrema pobreza responsáveis por crianças de até seis anos.
Por Adriane Delgado – estagiária sob supervisão