Pernambuco registrou um aumento de 6,8% no número de transplantes em 2024

A lista de espera para transplantes tem, hoje (27), mais de 3.600 pacientes aguardando uma doação

(Foto: Governo de Pernambuco/Divulgação)

Hoje (27) é celebrado o Dia Nacional do Doador de Órgãos, e o estado de Pernambuco registrou um aumento de 6,8% no número de transplantes de janeiro a agosto deste ano, em um comparativo com o mesmo período de 2023. Os dados são da Secretaria Estadual de Saúde. Entre as operações, são destaques o transplante hepático (aumento de 18,2%), medula óssea (acréscimo de 19,6%), e córneas (aumento de 8,9%). A lista de espera para transplantes tem, hoje (27), mais de 3.600 pacientes aguardando uma doação, sendo o rim com a maior lista (1.934), seguido pelo transplante de córneas (1.506).

Atualmente, Pernambuco possui nove instituições credenciadas para a realização de transplantes de órgãos, sendo elas o Pronto-Socorro Cardiológico Universitário de Pernambuco (Procape), o Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), o Hospital das Clínicas (HC), o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), o Real Hospital Português (RHP), o Hospital Santa Joana, o Hospital da Unimed, o Memorial São José e o Hospital Jayme da Fonte. Para o transplante de tecidos (córneas), o Estado tem outros 13 estabelecimentos aptos, entre clínicas e hospitais.

Ao longo deste mês, a Central de Transplantes (CT-PE) vem intensificando as ações de sensibilização e incentivo à doação de órgãos e tecidos em alusão ao Setembro Verde. A central lançou a campanha “Seu Sim, uma Nova História” com o objetivo de promover encontros e capacitações com profissionais de saúde, para que a conscientização coletiva seja fortalecida e o número de doadores aumente. A campanha também realizou uma caminhada integrando a população com a campanha.

Por Adriane Delgado – estagiária sob supervisão

Compartilhe

Destaques

Veja Mais