Secretaria de Saúde (SES-PE) tem mais de mil pessoas cadastradas com a doença
Os pernambucanos que sofrem com fibromialgia terão atendimento prioritário em órgãos públicos e privados em todo Estado, mediante apresentação de carteira de identificação. A iniciativa é em cumprimento da Lei Estadual n° 16.690 de 2019 que assegura atendimento prioritário às pessoas com fibromialgia, em todas as instituições e serviços, públicos ou privados, de atendimento ao público, no âmbito do Estado de Pernambuco. Nesta quinta-feira (7), a governadora Raquel Lyra entregou os primeiros cartões às pessoas diagnosticadas com a doença.
A Secretaria de Saúde (SES-PE) tem cadastradas 1.215 pessoas, com informações pessoais e laudo médico. Neste primeiro lote, 430 carteiras serão entregues. A previsão é de que, até a primeira semana de dezembro, mais 500 carteiras sejam entregues no segundo lote pelas Gerências Regionais de Saúde (Geres), em parceria com os municípios mais próximos das residências dos beneficiários.
A fibromialgia é uma condição que afeta o sistema musculoesquelético, causando dor crônica e generalizada, geralmente acompanhada de falta de sono, cansaço e distúrbios do humor. Pode causar ansiedade e depressão. Em diversas situações, a fibromialgia incapacita o desenvolvimento de atividades comuns cotidianas.
Por Adriane Delgado – estagiária sob supervisão