PIB de Pernambuco cresce 10,8% no terceiro trimestre de 2020


Os dados foram apresentados nesta sexta-feira (11) pela Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas. (Imagem: Divulgação)

O Produto Interno Bruto de Pernambuco (PIB-PE) – soma de todos os bens e serviços produzidos no Estado – apresentou, no terceiro trimestre de 2020 – de julho a setembro – crescimento de 10,8% em relação ao trimestre anterior. O desempenho do estado ficou acima da média nacional, que é de 7,7%. As informações foram apresentadas nesta sexta-feira (11) pela Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco – Condepe/Fidem.

Os dados também mostram que a recuperação no estado é observada em relação ao terceiro trimestre 2019, com um crescimento de 0,5%. Já o PIB nacional registrou queda de 3,9%. Em termos de valores correntes, a economia pernambucana agregou R$ 52,7 bilhões, no terceiro trimestre. Os resultados acumulados no ano, até o terceiro trimestre de 2020, tem a influência do desempenho econômico nos dois primeiros trimestres do ano, embora com números maiores que o nacional. O PIB pernambucano registrou redução de 2,7% e o nacional teve retração de 5,0%, em relação a igual período do ano anterior.

“Em um momento tão difícil, com restrição de recursos e investimentos escassos, é muito bom para Pernambuco ser um destaque. Isso sinaliza que estamos no caminho certo e nos dá segurança para continuar na captação de recursos”, afirmou a presidente da Agência Condepe/Fidem, Sheilla Pincovsky, em coletiva de imprensa transmitida virtualmente.

O comportamento do PIB de Pernambuco, no trimestre em relação ao trimestre anterior, decorreu do resultado dos três grandes setores econômicos: Agropecuária (5,9%), Indústria (24,6%) e Serviços (6,4%). Em relação ao terceiro trimestre de 2019, o setor agropecuário teve o maior crescimento, apresentando variação positiva de 20,7%. O destaque no setor foi para a produção das lavouras temporárias (cana-de-açúcar, mandioca, milho, cebola), que cresceram 56,3%. Já a pecuária (bovinos, ovos e aves) cresceu 4%. Entre as atividades industriais, que cresceram 7,9%, o destaque foi o aumento na indústria da transformação (11,7%).

Por Patriota Jr – 11/12/2020