Na manhã desta quinta-feira (11), a Polícia Federal cumpriu 11 mandados de busca e apreensão e três de prisão temporária em Pernambuco, Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo. A ação faz parte da 42ª fase da Operação Lava Jato, intitulada de Operação Cobra. Segundo a PF, o principal alvo da investigação foi o ex-presidente do Banco do Brasil e da Petrobras, Aldemir Bendine, preso nesta manhã.
Em Pernambuco, foram dois mandados de prisão temporária e quatro de busca e apreensão, sendo três no Recife e um em Ipojuca. Além disso, foram cumpridos três em Brasília (dois de busca e apreensão e um de prisão temporária), cinco em São Paulo (um de prisão temporária e quatro de busca e apreensão) e um no Rio de Janeiro (de busca e apreensão). De acordo com a PF, as pessoas serão encaminhadas para a Superintendência da Polícia Federal em Curitiba.
As investigações constataram que “o ex-presidente dessas instituições e pessoas a ele relacionadas teriam solicitado vantagem indevida em razão dos cargos exercidos para que o Grupo Odebrecht não viesse a ser prejudicado em futuras contratações da Petrobras e, em troca, o grupo empresarial teria efetuado o pagamento em espécie de ao menos R$ 3 milhões”.
A descoberta foi feita durante a 23ª fase da Operação Lava Jato.