Polícia Rodoviária Federal deflagra ‘Operação Independência’ em Pernambuco


A fiscalização terá como foco prevenir acidentes relacionados à imprudência. (Imagem: Divulgação/PRF)

Tem início, nesta quarta-feira (6), em Pernambuco, a ‘Operação Independência’ da Polícia Rodoviária Federal (PRF). De acordo com a entidade, o objetivo da ação é oferecer orientação para motoristas e prevenir a ocorrência de acidentes nas estradas federais, no período do feriado da Independência. A ação seguirá até o domingo (10).

A fiscalização terá como foco prevenir acidentes relacionados à imprudência, como excesso de velocidade, ultrapassagem em local proibido, embriaguez ao volante e uso irregular de motocicletas. Para auxiliar na ação, serão utilizados radares móveis e aparelhos de bafômetro. As blitz serão realizadas em parceria com as equipes da Operação Lei Seca.

A principal novidade da operação é o início dos testes de fiscalização por meio de drones. O equipamento funciona com uma câmera interligada a um tablet que fica com o controlador do equipamento. As imagens são transmitidas em tempo real, com o objetivo de acelerar as intervenções que se mostrarem necessárias.

Além disso, a PRF dá início, simultaneamente, à ‘Operação Romarias’, que terá como foco a fiscalização dos transportes de devotos que saem com destino às cidades de Canindé e Juazeiro do Norte, no Ceará. As ações serão encerradas no dia 3 de novembro.