Quem não realizar o procedimento terá o cadastro bloqueado

A Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro) encerra o cadastro agropecuário no dia 30 deste mês de junho. O cadastro é obrigatório e vale para todos os rebanhos de importância para o agronegócio. É preciso declarar rebanhos e informar as coordenadas geográficas da propriedade. O procedimento pode ser feito de forma presencial ou pela internet, acessando o Sistema de Integração Agropecuária da Adagro, o Siapec 3. Caso não seja feito, o proprietário será bloqueado na Adagro e ficará impedido de emitir a Guia de Trânsito Animal – GTA, documento exigido pela defesa agropecuária para rastrear e controlar a saúde dos animais no transporte interno e interestadual.
Com o novo status sanitário de Zona Livre de Febre Aftosa Sem Vacinação pela Organização Mundial de Saúde Animal – OMSA, o foco da defesa agropecuária agora se volta para a vigilância e a fiscalização do campo, e a participação dos produtores informando os dados agropecuários nas campanhas semestrais de atualização torna-se fundamental e norteará a elaboração dos próximos planos anuais de defesa animal da Adagro, contendo ações e metas específicas que visam à segurança sanitária dos rebanhos do estado.
Para o diretor-presidente da Adagro, o reconhecimento internacional concedido pela Organização é um marco histórico para defesa agropecuária do estado e do Brasil. “A conquista foi fruto de anos de trabalho dedicado à fiscalização e ao monitoramento dos rebanhos realizado pela Adagro, com o apoio estratégico do Governo de Pernambuco e a participação dos produtores rurais nas campanhas de vacinação”.
Bruno Dias – estágio sob supervisão







