Informação foi divulgada ontem (9) pela Secretaria Estadual de Saúde do Estado no Boletim Epidemiológico de Arboviroses Nº 14

O estado de Pernambuco registrou nesta última semana a primeira morte por Febre do Oropouche. De acordo com o Boletim Epidemiológico de Arboviroses Nº 14, divulgado ontem (9) pela Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), a vítima trata-se de uma mulher, de 71 anos, residente no Recife, com comorbidade (hipertensão e diabetes).
Esse caso é da última semana de 2024, mas que passou por uma investigação rigorosa, tendo em vista que há poucas situações iguais confirmadas no Brasil e todas elas do ano passado para cá. O caso foi discutido por um comitê formado por especialistas para que houvesse consenso neste resultado.
Desde maio de 2024, Pernambuco contabiliza até a semana epidemiológica 14 deste ano, 179 casos confirmados da Febre do Oropouche. O vírus já foi identificado em pacientes dos municípios de: Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Ilha de Itamaracá, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, Paulista, Pombos, Recife, Bom Jardim, Limoeiro, Machados, Água Preta, Catende, Gameleira, Jaqueira, Lagoa dos Gatos, Maraial, Rio Formoso, São Benedito do Sul, Sirinhaém, Barra de Guabiraba, Bonito, Gravatá, Santa Cruz do Capibaribe, Garanhuns, Aliança, Itaquitinga, Macaparana, São Vicente Férrer, Timbaúba, Paudalho.
Por Adriane Delgado – estagiária sob supervisão