Projeto da ACACE oferece ciclismo adaptado para pessoas cegas ou com baixa visão


ACACE tiflo bike é resultado de parceria com a Prefeitura de Caruaru (Imagem: Freepik)

Resultado de uma parceria com a Prefeitura de Caruaru, o projeto ACACE tiflo bike, consiste em oportunizar a prática do ciclismo às pessoas cegas ou com baixa visão, através da utilização de uma bicicleta projetada para este fim.

A bike tandem, ou bicicleta dupla, possui dois lugares, de modo que com o auxílio de um voluntário, a pessoa cega ou com baixa visão tem a oportunidade de praticar o ciclismo. O projeto ACACE tiflo bike atualmente conta com quatro bikes tandem, e vem cadastrando voluntários para colaborar com a iniciativa.

No dia 29 de agosto, será realizada a primeira ação do projeto, trata-se do primeiro passeio ciclístico ACACE tiflo bike, que contará com a presença do grupo pedal duplo acessível, de Recife. O grupo de dez bikes vai percorrer um trajeto de aproximadamente 15 quilômetros pelas principais ruas e avenidas de Caruaru, com saída prevista para às 9h da sede social da ACACE.

As pessoas cegas ou com baixa visão, registradas na ACACE, poderão combinar com os voluntários cadastrados na entidade, a realização de pedais, conforme a disponibilidade de cada um, podendo ser passeios individuais ou em grupo.

Por Karlla Oliveira – 09/08/2021