Primeira viagem do ano aconteceu no último domingo (26) e acontecem mensalmente, de forma gratuita

Em Caruaru, familiares de mulheres que estão reclusas na Colônia Penal Feminina de Buíque, podem participar do projeto “Estreitando Laços”, da Secretaria da Mulher (Semu) do município. A iniciativa tem como objetivo contribuir para a manutenção dos laços familiares entre as mulheres que estão no sistema prisional e seus familiares. No último domingo (26), aconteceu a primeira viagem do ano do projeto. Os familiares saíram de Caruaru com destino a Buíque no início da manhã e retornaram no fim do dia.
Segundo divulgação da Prefeitura, as viagens acontecem mensalmente, de forma gratuita. Para participar, o familiar da mulher reeducanda deve comparecer à sede da Semu, que fica na Rua dos Expedicionários, 30, Centro, próximo ao Banco do Brasil, munido de documentação. O atendimento no local acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (81) 98384-2954.
De acordo com a coordenadora de Políticas para Mulheres do Sistema Prisional e Egressas do município, Adrielle Penedo, o projeto “ajuda a garantir a dignidade a essas pessoas que estão passando pelo processo de ressocialização”. E completa dizendo que nas visitas, a Secretaria da Mulher atua como facilitadora para que as mulheres da Colônia Penal recebam doações de itens como produtos de higiene pessoal, produtos de enxoval para as que estão grávidas ou com bebês recém-nascidos no sistema prisional e diversas outras doações.
Em sua maioria, as pessoas que são contempladas pelo projeto não têm condições financeiras de arcar com as despesas de passagem ou estão em situação de vulnerabilidade social e não conseguem realizar uma visita por conta própria à Colônia Penal.
Por Adriane Delgado – estagiária sob supervisão