Projeto incentiva economia circular e ressocialização de presos em Caruaru
Foi implantado pelo Hospital Regional do Agreste (HRA), o Projeto “Mantas Amigas”, que reutiliza as sobras de SMS (Spunbond Meltblown Spunbond) – um tri-tecido laminado que permite uma maior filtragem de perfis bacteriológicos – usadas para embalar as caixas de instrumentos cirúrgicos no CME. O HRA, por meio da Gerência de Resíduos (GRSS) e da Central de Materiais e Esterilização (CME), já vinha trabalhando para identificar os resíduos que podem ser reutilizados na unidade hospitalar.
De acordo com uma das coordenadoras do projeto, Veruschka Andrade, as sobras serão levadas para a Penitenciária Juiz Plácido de Souza (PJPS), em Caruaru, onde os detentos confeccionam as ecobags, que servem de brindes nos eventos realizados pelo HRA, e bolsas para transporte de lençóis para pacientes, substituindo as sacolas plásticas usadas na rouparia.
Na malharia da PJPS, recém-inaugurada, os detentos recebem o material enviado pelo HRA e cortam, costuram e fazem o acabamento das peças. São bolsas de vários tamanhos, além de capotes e jalecos que são utilizados no consultório odontológico da penitenciária. Cerca de 50 homens trabalham no local que vai produzir todo o fardamento da população carcerária do estado até junho de 2025.
Por Adriane Delgado – estagiária sob supervisão