Receita turística de Pernambuco cresceu 10% em 2024

Dados do Observatório do Turismo de Pernambuco divulgados ontem (24), demonstram destaque do estado no cenário nacional

(Foto: Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco/Divulgação)

O estado de Pernambuco registrou um crescimento de 4,4% no volume de serviços turísticos entre janeiro e dezembro de 2024, percentual acima da média nacional no período. Além disso, também houve um aumento de 10% na receita nominal do setor, na comparação com o mesmo período de 2023. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e trabalhados pelo Observatório do Turismo de Pernambuco, setor da Secretaria de Turismo e Lazer e Empetur. O estudo foi divulgado pela pasta estadual ontem (24). 

Ainda de acordo com o estudo, os dados também reforçam um crescimento notável em relação a 2019, ano anterior à pandemia. Neste comparativo, o volume cresceu 6,1%, enquanto a receita turística saltou 42,2%. 

O levantamento da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE, indica que Pernambuco se consolida como o 2º estado do Nordeste em receita turística em 2024, atrás apenas da Bahia. No ranking nacional, o estado subiu posições tanto em volume quanto em receita, reflexo de estratégias como a promoção de destinos internacionais, a realização de eventos de grande porte e investimentos em infraestrutura.

Aeroporto movimentado durante a folia

Além disso, a divulgação ainda indica que o carnaval de Pernambuco deve impulsionar o movimento no Aeroporto Internacional do Recife no período. Segundo a Aena, empresa concessionária do terminal, espera-se um aumento de 10,5% no número de passageiros entre 28 de fevereiro e 5 de março, em relação a 2024. No período mais amplo, de 24 de fevereiro a 9 de março, cerca de 375 mil passageiros devem circular pelo aeroporto, um crescimento de 9% em comparação ao ano passado.

Por Adriane Delgado – estagiária sob supervisão

Compartilhe

Destaques

Veja Mais