Para o uso do drone, será necessário realizar um cadastro até o dia 30 de março, para utilização dos drones no São João na Roça. Já para a cobertura do evento na área urbana, será até o dia 15 de abril

O espaço aéreo do São João de Caruaru deste ano será monitorado pela Defesa Civil, informou a Secretaria de Segurança Municipal (SSM) na sexta-feira (21). Em caso de uso do drone para cobertura do evento ou realização de ações pontuais, a pasta municipal informa que é necessário apresentar a documentação oficial via protocolo. Para isso, o cidadão deverá acessar o site da Prefeitura de Caruaru e procurar por Defesa Civil, que aparecerá o serviço de “Solicitação para Uso de RPA”.
O cadastro deverá ser realizado até o dia 30 de março, para utilização dos drones no São João na Roça. Já para a cobertura do evento na área urbana, será até o dia 15 de abril. A documentação será analisada e, em caso de deferimento pela Defesa Civil, os dados da aeronave e piloto serão encaminhados para o CINDACTA 3. A solicitação é gratuita. No caso de alguma dúvida de como funciona o processo de cadastro, o WhatsApp da Defesa Civil está disponível, no 81 9 8384-2411.
O objetivo da determinação é estabelecer medidas que promovam a melhoria da segurança na organização e controle de tráfego aéreo de RPA’s (aeronave remotamente pilotada) e similares.
A ação será realizada de forma conjunta, mais uma vez, com a Força Aérea Brasileira, que fará os bloqueios (no fly zone), em todos os polos de animação, dentre eles: Estação Ferroviária, Pátio de Eventos, Monte Bom Jesus, Azulão, Alto do Moura e São João na Roça.
Por Adriane Delgado – estagiária sob supervisão