Secretaria de Saúde de PE se mobiliza para “Dia D” contra a Influenza

A campanha de vacinação foi iniciada no dia 7 de abril

A campanha de vacinação foi iniciada no dia 7 de abril (Jorge Farias/ Secom/PMC)
Foto: Jorge Farias/ Secom/PMC

A Secretaria Pernambucana de Saúde fará o dia “Dia D” de vacinação neste sábado, 10 de maio. Para realizar a estratégia o Programa Estadual de Imunizações já encaminhou mais de dois milhões de doses do imunizante que protege contra a Influenza A (H1N1), A (H3N2) e Influenza B, para os municípios. Além disso, mais de 2.800 salas de vacinação espalhadas em todos os municípios pernambucanos estão mobilizadas para a realização do Dia D. 

Ao todo é estimado que 3,8 milhões de pessoas possam receber a vacina em Pernambuco, considerando todos os grupos prioritários. Este ano, o órgão federal instituiu a vacina contra a Influenza como parte do Calendário Nacional de Vacinação para crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e idosos (a partir de 60 anos de idade), tornando permanente a proteção durante todo o ano. Especificamente para estes grupos, a cobertura vacinal no momento é de 11,09% (258.499 doses aplicadas). A meta da ação é vacinar pelo menos 90% do público prioritário.

A estratégia de imunização, iniciada oficialmente no dia 7 de abril, já conta com 367.692 doses aplicadas registradas no sistema de informação do Ministério da Saúde (MS).
 
Os grupos prioritários para a aplicação da vacina são:  Puérperas, Povos indígenas, Quilombolas, Pessoas em Situação de Rua, Trabalhadores da Saúde, Professores do ensino básico e superior, Profissionais das Forças de Segurança e Salvamento, Profissionais das Forças Armadas, Pessoas com deficiência permanente, Caminhoneiros, Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso, Trabalhadores Portuários, Trabalhadores dos Correios, População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas,  Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade.

Por Bruno Dias – estagiário sob supervisão

Compartilhe

Destaques

Veja Mais