Os dados foram divulgados no Boletim Epidemiológico de Arboviroses Nº 38, nesta quarta-feira (25)

Foi divulgado o Boletim Epidemiológico de Arboviroses Nº 38, pela Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), nesta quarta-feira(25). O novo levantamento demonstra uma queda no número de casos prováveis de dengue (casos em investigação + casos confirmados), no estado, que saiu de 29.965 no boletim anterior para 29.815 neste boletim, resultando na diminuição de 150 casos. Os dados apresentados são das semanas epidemiológicas de 31/12/2023 a 21/09/2024. Até o momento, 10.656 casos de dengue foram confirmados em Pernambuco, sendo 179 casos graves prováveis e 14 óbitos confirmados (11 óbitos por dengue e 3 por Chikungunya), aumentando em dois casos de morte em relação ao boletim anterior.
Além da queda no número de casos prováveis de dengue, também foi registrado um aumento nos casos prováveis de Chikungunya na última semana. Foram 50 novos casos registrados no período. Anteriormente, o número era de 4.708 casos, e o novo boletim aponta 4.758, com 1.404 casos confirmados. Já para Zika foram notificados 254 casos prováveis, mas sem confirmação até o momento.
Em relação a Oropouche, mais cinco casos foram confirmados na última semana, totalizando 153 registros. De acordo com o monitoramento epidemiológico, 26 cidades identificaram o vírus Oropouche isolado em pacientes: Jaqueira, Pombos, Água Preta, Moreno, Maraial, Cabo de Santo Agostinho, Rio Formoso, Timbaúba, Itamaracá, Jaboatão dos Guararapes, Recife, Catende, Lagoa dos Gatos, Camaragibe, Limoeiro, Ipojuca, Itaquitinga, Macaparana, Sirinhaém, Bonito, Garanhuns, Aliança, Gameleira, Machados, São Benedito do Sul, Barra de Guabiraba e São Vicente Ferrer. O município que entrou para a lista esta semana foi Catende.
Por Adriane Delgado – estagiária sob supervisão