UFRJ realiza estudos com a vacina BCG contra Covid-19


A pesquisa conta com o investimento de R$ 1 milhão. (Imagem: Danny Lawson/AFP)

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) inicia, nesta segunda-feira (5), ensaios clínicos com a vacina BCG, usada contra a tuberculose, para verificar se a imunização contribui na prevenção da Covid-19. A pesquisa, que é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, conta com um investimento de R$ 1 milhão.

O estudo se baseia na hipótese de que países que mantém o uso da vacina apresentaram menor incidência da Covid-19, quando comparado com países que suspenderam o uso universal, como Estados Unidos, Espanha e Itália. 

De acordo com  a coordenadora da pesquisa, Fernanda Mello, os efeitos da vacina BCG serão testados em profissionais de saúde: “Esperamos verificar o potencial da vacina para evitar o adoecimento e as formas graves da doença entre os profissionais, que representam o braço operacional da linha de cuidado aos pacientes da Covid-19. A manutenção desta força de trabalho é fundamental para que seja garantido o melhor cuidado aos portadores do novo coronavírus”.

Por Sarah Rêgo – 05/10/2020