Seguirão até esta sexta-feira (25) as inscrições para o 4º Festival de Cinema de Caruaru. O evento acontecerá entre os dias 10 e 18 de novembro e contará com exibição de filmes, oficinas e debates. Além disso, o Festival inclui ações educativas, como a produção de filmes dentro de instituições de ensino do município e a oferta de sessões dedicadas exclusivamente para alunos.
Ao todo, serão realizadas seis mostras competitivas, em que serão exibidos curta metragens com duração de até 20 minutos e longa metragens que tenham entre 70 e 110 minutos. É possível se inscrever por meio dos sites sites festivaldecaruaru.com.br (para as mostras Estudantil, Agreste e Brasil de curtas) e filmfreeway.com (para as Mostras Brasil de curtas e longas, Ibero-americana e Infanto-juvenil).
O resultado dos filmes selecionados será divulgado no dia 1 de outubro, por meio da página do Facebook: facebook.com/festivaldecinemadecaruaru. Os premiados receberão o Troféu José Condé.
Confira as mostras que serão realizadas:
Mostra Estudantil de Curta-metragem: Serão aceitos filmes com temáticas livres que não tenham sido premiados em outros festivais até a data de inscrição. Para participar, o filme deve ter sido dirigido por estudantes de graduação matriculados em instituições de ensino do Agreste de Pernambuco.
Mostra Agreste de Curta-metragem: Serão aceitos filmes realizados na região Agreste dos estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba, Sergipe, Alagoas e Bahia. O requisito principal é que o filme mostre ao menos um dos itens: espaços naturais e urbanos, temas sociais, história ou valores locais. Os diretores e produtores devem ser destes estados.
Mostra Brasil de Curta-metragem: Serão aceitos filmes produzidos e dirigidos por brasileiros, que sejam ambientados em qualquer estado do país e tenham a duração determinada para a categoria.
Mostra Brasil de Longa-metragem: Serão aceitos filmes produzidos e dirigidos por brasileiros, que sejam ambientados em qualquer estado do país e tenham a duração determinada para a categoria.
Mostra Ibero-americana de Curta-metragem: Serão aceitos filmes produzidos e dirigidos por pessoas que sejam nativas ou residentes de Portugal, Espanha, Andorra e países hispano-americanos. Além disso, o filme precisa ser ambientado em um desses países e deve ser dublado ou legendado em português.
Mostra Internacional Infanto-juvenil de Curta-metragem: Serão aceitos filmes destinados a crianças e adolescentes que sejam dublados ou legendados em português.