Exames serão aplicados em novembro e dezembro.

A Universidade de Pernambuco (UPE) abriu, ontem (17), as inscrições para o Sistema Seriado de Avaliação (SSA), com ingresso em 2025. O processo é destinado à seleção pública de candidatos para o preenchimento de vagas dos cursos de graduação da instituição. As inscrições seguem até 17 de julho, no site da universidade. Podem se inscrever estudantes de escolas públicas e privadas, regularmente matriculados e com frequência comprovada. As provas do Sistema Seriado de Avaliação custam R$122. Candidatos que possuem o Número de Inscrição Social (NIS) podem solicitar isenção da taxa até o dia 21 de junho.
Segundo a instituição de ensino, 10% das vagas serão destinadas para estudantes com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário. Outros 10% serão para estudantes com qualquer renda per capita. Mais 10% serão destinadas a estudantes autodeclarados pretos, pardos, quilombolas ou indígenas com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a um salário mínimo. As demais 10% ficarão para estudantes autodeclarados pretos, pardos, quilombolas ou indígenas com qualquer renda per capita. 40% das vagas serão reservadas para estudantes egressos de escolas públicas estaduais, municipais ou federais, que tenham cursado integral, exclusiva e regularmente os anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e todos os anos do Ensino Médio. Todas as condições devem ser comprovadas no ato da matrícula.
Em 2025, segundo a UPE, das 3.620 vagas a serem ofertadas em 58 cursos de nível superior, 1.810 serão para ingresso por meio do SSA. As demais 1.810 vagas serão preenchidas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Os exames do SSA 1 e do SSA 2 serão realizados nos dias 8 e 15 de dezembro. Já as provas do SSA 3 serão aplicadas nos dias 17 e 24 de novembro.
Por Maria Eduarda Rodrigues