
Após mais de uma década de ocupação irregular, Caruaru conseguiu regularizar a utilização da Estação Ferroviária. O uso do espaço foi cedido à gestão municipal pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). A cessão é gratuita pelo período de 20 anos, condicionada ao uso turístico e cultural.
Para viabilizar a regularização do uso do local, duas comissões atuaram na realização de ações de conservação e de reparo de danos, operando juntamente com a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
De acordo com a Fundação de Cultura e Turismo (FCTC), um projeto de ocupação do armazém e do prédio da estação será elaborado e votado em breve.







