
A Secretaria de Saúde de Caruaru passará a divulgar levantamentos diários com a quantidade de macas retidas nas unidades estaduais de saúde. A ação teve início nesta terça-feira (2). As informações deverão ser publicadas no site da pasta.
O primeiro levantamento apontou um total de 16 macas retidas. De acordo com este balanço, destes equipamentos, oito estão no Hospital Regional do Agreste (HRA), seis no Hospital Mestre Vitalino (HMV) e dois no Hospital Otávio de Freitas.
Por meio de nota, a Secretaria Estadual respondeu à gestão municipal, informando que orienta que as unidades façam a liberação das macas “no menor período de tempo possível”. “Essa retenção só ocorre quando a assistência ao paciente precisa ser feita com urgência e o hospital não possui, naquele momento e devido a grande demanda por atendimento, uma maca disponível”, aponta o texto.
Além disso, a nota aponta que a demanda seria diminuída “se as unidades municipais funcionassem como deveriam, garantindo os atendimentos de baixa complexidade, e com a cobertura adequada da estratégia de Saúde Família”.
Por Stephanie D’ávila – 03/04/2019







