OAB-PE pede ao INSS suspensão da operação “pente fino”

Cerca de 1,7 milhão de segurados podem ser atingidos pela medida.
Cerca de 1,7 milhão de segurados podem ser atingidos pela medida. (Imagem: Divulgação)

A Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Pernambuco (OAB-PE), por meio da sua Comissão de Direito e Seguridade Social (CDSS), enviou ofício ao presidente nacional do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Leonardo Rolim, solicitando a imediata suspensão da operação “pente fino” enquanto perdurar pandemia do novo coronavírus ou até a regularização dos atendimentos nas agências. A “pente fino” consiste em um programa de revisão da concessão e da manutenção dos benefícios a fim de apurar irregularidades ou erros materiais. Cerca de 1,7 milhão de segurados podem ser atingidos pela medida.

A OAB-PE, porém, questiona a realização da operação neste momento em que as agências do INSS não estão em pleno funcionamento, mesmo o instituto tendo anunciado o retorno dos atendimentos presenciais desde o dia 14 de setembro.

A revisão da concessão de benefícios necessita, em vários casos, de perícia médica realizada pelo corpo médico do órgão. No entanto, a OAB-PE questiona como será possível a realização das perícias já que os médicos do instituto não têm realizado os atendimentos. No ofício encaminhado ao INSS, assinado pelos presidentes da OAB-PE, Bruno Baptista, e da CDSS, Felipe Sampaio, a Ordem pernambucana ressalta os problemas que os usuários estão enfrentando nas agências da Previdência Social.

“É cediço que esta Autarquia Previdenciária iniciou a reabertura de parte de suas agências desde o último dia 14 de setembro, contudo ainda de forma bastante limitada e sem a estrutura necessária, o que ocasionou, em todo país e em nosso Estado, uma série de contratempos aos segurados e beneficiários do INSS. Não bastasse, as perícias médicas agendadas não foram realizadas, diante da recusa dos médicos peritos, sob a alegação de falta de condições estruturais e sanitárias para o procedimento, fato que trouxe ainda mais prejuízos para aqueles que necessitam do referido exame e que já esperam há vários meses pelo resultado do seu pedido de benefício”, diz o ofício.

Por Patriota Jr – 22/09/2020

Compartilhe

Destaques

Veja Mais