
Entre os dias 1º de janeiro e 30 de junho, foram notificados 468 casos de leptospirose em Pernambuco, índice que representa um aumento de 17,29% em relação ao número de registros no ano anterior, quando foram contabilizadas 399 notificações. Diante do quadro, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) divulgou uma nota com recomendações para evitar a transmissão da doença.
“O aumento nas notificações mostra a importância de continuarmos informando à população sobre as medidas de prevenção e também de reforçar com os serviços de saúde e com os municípios a necessidade da notificação e acompanhamento correto dos casos”, destacou o gerente de Zoonoses da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Francisco Duarte.
De acordo com a pasta, um dos pontos que devem ser observados é evitar o contado da pele com água suja ou lama. Caso isso aconteça, a recomendação é que a área seja higienizada com água limpa e sabão. Além disso, é importante utilizar água sanitária para desinfetar locais e objetos que forem contaminados.
Também é importante observar a ocorrência de sintomas da doença, como febre, dor de cabeça, dor muscular (principalmente nas pernas, na área das panturrilhas – batata da perna). Segundo a pasta, os sintomas podem aparecer até 30 dias após o contato com a água ou lama. Também podem ocorrer vômitos, diarreia e tosse. Nas formas graves, pode aparecer icterícia (pele olhos amarelos), sangramento e alterações urinárias.
“Apresentando a sintomatologia suspeita, é necessário procurar, de imediato, o serviço de saúde mais perto, não se esquecendo de relatar ao médico sobre o contato com água ou lama”, reforça Francisco Duarte. A doença é transmitida pela urina de ratos contaminados.







