Agreste pernambucano terá a menor temperatura do estado durante o outono, diz meteorologista da Apac

A estação teve início hoje (20) e segue até o dia 20 de junho

(Foto: Rafael Vieira/DP)

O Agreste de Pernambuco, onde o município de Caruaru está localizado, deve registrar a menor temperatura do estado durante o outono, devido a sua maior altitude, disse a meteorologista da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), Edvania Santos. A estação, que teve início hoje (20), iniciou no hemisfério sul, às 6h01 e segue até 20 de junho. 

Segundo a especialista da Apac, a data de início é marcada pelo equinócio de outono, quando o sol, através do seu movimento aparente, passa a Linha do Equador. Isso faz com que o hemisfério sul, onde o Brasil está posicionado, receba menos luz solar. 

Em Pernambuco, o outono é caracterizado pela diminuição gradativa das chuvas no Sertão e o aumento no Litoral, Zona da Mata e Agreste, destacou a meteorologista. Edvania também ressalta que, durante o outono, é comum a redução gradual das temperaturas do ar em todo o Estado de Pernambuco.


Confira temperaturas mínimas esperadas para o Agreste, de acordo com a média histórica:

Abril: 20,3 °C;

Maio: 19,7 °C;

Junho: 18,7 °C.

A chuva esperada para a macrorregião durante todo o Outono deste ano, com base na média histórica (1991 – 2020), será de 323 milímetros. Edvania Santos também informou que a Apac deve divulgar, no próximo dia 26 de março, um prognóstico atualizado com previsões de temperatura e chuvas para os próximos meses.

Por Adriane Delgado – estagiária sob supervisão

Compartilhe

Destaques

Veja Mais