
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Pernambuco desenvolverá, durante
todo o mês de maio, a campanha de conscientização “Se puder, fique em casa, mas
se tiver que sair respeite as leis de trânsito” nos canais oficias da
instituição na internet e por meio das redes sociais. A iniciativa acontece em
todo o país e reforça o tema do Movimento Maio Amarelo 2020: “Perceba o risco.
Proteja a vida”.
As mensagens buscam contribuir para a redução dos acidentes de trânsito e,
desse modo, evitar que vítimas sejam hospitalizadas. A campanha reforça que o
acidentado, quando encaminhado ao hospital, ocupará um leito e mobilizará
profissionais que poderiam estar atuando diretamente no tratamento de pacientes
com o novo coronavírus. Além disso, vítimas de acidentes podem se tornar potenciais
infectados com a Covid-19, em razão da exposição ao vírus no ambiente
hospitalar.
Usar o celular enquanto dirige, realizar ultrapassagens indevidas e combinar álcool e direção, por exemplo, são condutas imprudentes que geram acidentes e vítimas graves. O uso do capacete e do cinto de segurança são práticas capazes de minimizar a gravidade das lesões em vítimas de acidentes de trânsito.
Dados preliminares indicam que entre os dias 11 de março a 20 de abril de 2020, foram registrados 249 acidentes nas rodovias federais de Pernambuco, que deixaram 262 pessoas feridas e 22 mortas. No mesmo período do ano passado, ocorreram 313 acidentes, com 341 feridos e 31 mortes. Uma redução de 20,4% no número de ocorrências, de 23% na quantidade de feridos e de 29% no total de mortes.
Por Patriota Júnior – 04/05/2020







