Candidatos à presidência da OAB Pernambuco participam de debate de propostas

Ingrid Zanella, postulante da situação, não marca presença 

(Foto: Rádio Cultura do Nordeste/Divulgação)

Em debate realizado nesta manhã (8), no programa Mesa Redonda Especial Pernambuco, da Rádio Cultura do Nordeste, estiveram presentes os candidatos às Eleições 2024 OAB-PE dr. Almir Reis e dr. Fernando Júnior. A candidata dra. Ingrid Zanella justificou sua ausência devido a compromissos de agenda. O momento foi comandado pelo jornalista César Lucena.

O atual presidente da OAB-Caruaru Fernando Júnior destacou a falta de comunicação da OAB-Pernambuco com os advogados do estado. “O presidente da OAB Pernambuco e todo o grupo, falhou onde não poderia falhar, que é no dia a dia do advogado, é no dia dia do fórum. Então, é isso que o advogado precisa. O advogado tá agonizando, ele está passando dificuldades porque não tem comunicação”, enfatizou Fernando.

Durante debate, Almir Reis falou que existe na OAB do Estado uma comissão de segurança pública que se perdeu com o tempo. “Vou juntar todas as forças, todos os campos, estabelecer um canal de diálogo para buscar soluções conjuntas. (…) Eu quero que a OAB volte a ter protagonismo (…) Vou trazer os melhores nomes do estado de Pernambuco pra contribuir na Comissão de Segurança Pública (…) trazer uma pauta colaborativa que ajude a resolver os problemas na ponta, não só da advocacia, porque a nossa função enquanto OAB vai muito além do que um órgão de classe”, disse Almir. 

Fernando Júnior pontuou sobre a importância em empreender na advocacia. “Tenho muita coragem (…) por isso nós sabemos as angústias do dia a dia do advogado, e temos a gestão presente para o advogado fazendo muito com pouco. (…) Inclusive uma das nossas propostas é a Escola de Formação Técnica de Advogacia. A gente sabe das dificuldades que um advogado tem no início da profissão, porque não é preparado para gerenciar um escritório”, afirmou Fernando. 

O candidato Almir evidenciou que sua chapa é composta por voluntários. “A gente tem o diferencial que é o coração. (…) A energia do nosso time, 99% é composto por voluntários, é algo que eu acho que 92 anos de OAB, nunca antes aconteceu”, O então postulante ainda alfinetou a candidata ausente Ingrid Zanella. “Estava ansioso para escutá-la sobre propostas, porque até agora a senhora só fez ofender, durante toda a eleição”, desabafou  Almir.

Também participaram do programa Mesa Redonda Especial os candidatos à vice-presidência da OAB-PE: a  advogada e professora Fernanda Resende, da chapa do candidato Almir Reis e o advogado criminalista Rodrigo Piancó, vice do candidato Fernando.

Mais de 28 mil advogados estão aptos a elegerem a diretoria e o conselho que conduzirão a OAB-PE e as 29 Subseções no triênio 2025 a 2027. A data para acontecer será no dia 18 de novembro e, pela primeira vez, on-line. Além disso, também ocorrerá a votação para a escolha da lista sêxtupla do Quinto Constitucional do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE).Para conferir o programa completo, acesse o canal da Rádio Cultura do Nordeste no YouTube.

Por Adriane Delgado e Cristina Vila Nova

Compartilhe

Destaques

Veja Mais