Caruaru receberá centro para fortalecer a rede de cuidados à pessoa com deficiência 

Obra do Ministério da Saúde oferecerá atendimentos das quatro modalidades de reabilitação: auditiva, física, intelectual e visual

(Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil)

Em Caruaru contará com um Centro Especializado em Reabilitação (CER IV),que oferecerá atendimentos das quatro modalidades de reabilitação: auditiva, física, intelectual e visual. A construção faz parte das obras aprovadas pelo Ministério da Saúde, para 86 novos serviços da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência (RCPD), com mais de R$ 421,2 milhões investidos. Dentre as obras aprovadas, 53 fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), incluindo 30 Centros Especializados em Reabilitação (CERs) e 23 Oficinas Ortopédicas. Ainda em Pernambuco, os municípios de Afogados da Ingazeira e Limoeiro receberão uma oficina ortopédica cada um.

Os Centros Especializados em Reabilitação (CER) atendem regionalmente e podem ser organizados conforme o número de modalidades de reabilitação (auditiva, física, intelectual e visual). O CER II presta atendimentos de duas modalidades de reabilitação, o CER III atende três modalidades e o CER IV, que será implantado em Caruaru, oferece atendimentos de quatro modalidades de reabilitação. Já as oficinas ortopédicas, que serão construídas em Afogados da Ingazeira e Limoeiro, é um serviço dedicado à dispensação, confecção, adaptação e manutenção de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção (OPM).

Em resposta à alta demanda relacionada às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), criou-se o custeio adicional de 20% sobre o valor da despesa mensal dos Centros Especializados em Reabilitação que são habilitados na modalidade intelectual e que atendem TEA, para que possam ampliar a equipe e, consequentemente, o acesso dessas pessoas aos serviços de reabilitação.

Por Adriane Delgado – estagiária sob supervisão

Compartilhe

Destaques

Veja Mais