Comissão da Assembleia Legislativa aprova oficialização do Dia do Rio Ipojuca

A data deve ser marcada por mobilizações em relação à preservação do rio. (Imagem: Reprodução)

A Comissão de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) aprovou o Projeto de Lei que oficializa o dia 9 de maio como Dia Estadual do Rio Ipojuca. A proposição foi sugerida pela ONG SOS Ipojuca, com o objetivo de que a data seja marcada por mobilizações em relação à preservação do curso d’água.

A medida é de autoria da deputada Laura Gomes, que justificou o projeto apontando que “a instituição do Rio Ipojuca no âmbito Estadual é medida necessária para a introdução da conscientização da população dos municípios cortados pelo Rio, objetivando a ampla divulgação sobre a preservação do mesmo em todos os sentidos, além da promoção de eventos alusivos à necessidade de sua conservação”.

O Rio Ipojuca possui uma área de 3.435,34 km², que representa 3,49% do território de Pernambuco, abrangendo territórios parciais de 25 municípios: Belo Jardim, Bezerros, Caruaru, Chã Grande, Escada, Gravatá, Ipojuca, Poção, Primavera, Sanharó, São Caetano, Tacaimbó, Agrestina, Alagoinha, Altinho, Amaraji, Arcoverde, Cachoeirinha, Pesqueira, Pombos, Riacho das Almas, Sairé, São Bento do Uma, Venturosa e Vitória de Santo Antão.

“Tão logo o Plenário aprove o texto, em votação final, vamos intensificar as ações e, sobretudo, estimular a Compesa na implantação plena do PSA-Ipojuca, projeto que tirará do leito do rio o despejo dos esgotos da cidade. Esse será um passo fundamental para devolver um Ipojuca saudável ao povo de Caruaru”, apontou Laura.

Compartilhe

Destaques

Veja Mais