Dia do Empreendedorismo Feminino é comemorado hoje (19)

No estado de Pernambuco, mais de 300 mil mulheres são empreendedoras

(Foto: Prefeitura de Caruaru/Divulgação)

Hoje (19) é celebrado o Dia do Empreendedorismo Feminino, que tem como objetivo refletir os desafios e a desigualdade enfrentada pela mulher que decide empreender no Brasil. Apesar dos avanços, as mulheres ainda são a minoria no empreendedorismo, conforme mostram os números referentes ao 4º trimestre de 2023 do Pnad Contínua do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

De acordo com a pesquisa, em Pernambuco, há um total de 376,14 mil mulheres empreendedoras. Já os empreendedores pernambucanos somam 875,16 mil, mais que o dobro em comparação à parcela feminina no empreendedorismo. Os números ainda são resultados da responsabilidade enfrentada pela maioria das mulheres, que precisam se desdobrar para cuidar das atividades domésticas e também dos filhos. 

Segundo dados do Censo Demográfico 2022 divulgados pelo IBGE, no dia 25 de outubro, Pernambuco é o estado brasileiro com mais mulheres responsáveis por domicílios. São 1.716.624 mulheres que comandam lares, o que representa 53,9%, contra 1.470.234 residências lideradas por homens. A proporção representa uma mudança significativa quando comparado ao Censo de 2010, onde o percentual de homens responsáveis (61,3%) era maior do que o percentual de mulheres (38,7%).

Por Adriane Delgado – estagiária sob supervisão

Compartilhe

Destaques

Veja Mais