Em Pernambuco, 83% dos municípios têm alto risco de transmissão de arboviroses

O número foi divulgado no 4º Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa). (Imagem: Reprodução/Internet)

Em Pernambuco, 153 municípios estão em situação de risco elevado para transmissão de dengue, zika e chikungunya. O número, divulgado no 4º Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), representa 83% do total de cidades do estado. Destas, 85 estão em risco de surto e 68 em situação de alerta. Até o momento, apenas 19 estão em situação satisfatória.

“Neste ano, os casos de todas as três arboviroses caíram entre 90% e 96% em relação aos números do ano passado. Mas sabemos que a presença elevada de larvas dos mosquitos possibilita a transmissão das arboviroses. Precisamos chamar a atenção dos gestores municipais e da população em geral para que as ações de controle continuem sendo realizadas normalmente”, afirmou a técnica do Programa de Controle das Arboviroses da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Daniela Bandeira.

Em 2017, até o dia 15 de julho, Pernambuco notificou 10.044 casos de dengue (redução de 90,8%), 2.966 de chikungunya (redução de 94,9%) e 429 de zika (redução de 96%). “Apesar dessa redução, quando comparamos os dados semana a semana, continuamos notando um leve aumento nas notificações, o que reforça a necessidade de ficarmos vigilante”, lembra Daniela.

Compartilhe

Destaques

Veja Mais