Espaço Ciência realiza Encontro de Educação e Divulgação Científica


A iniciativa busca estimular a produção científica em meio à pandemia (Imagem: Divulgação)

Inicia, nesta quarta-feira (20), o Encontro de Educação e Divulgação Científica do Espaço Ciência. A iniciativa busca estimular a produção científica em meio à pandemia. O Encontro, que será transmitido no Youtube Espaço CiênciaPE, segue até sexta-feira (22). 

Durante o evento serão apresentados projetos de pesquisa, relatos de experiência e propostas de intervenção. De acordo com o Espaço Ciência, os artigos produzidos serão transformados em uma revista digital, disponibilizada no site do Museu.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

DIA 20 – PROJETOS DE PESQUISA

ABERTURA – 9h

Com: Lucas Ramos, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação;

Fernando Jucá, presidente da Facepe

Antonio Carlos Pavão, diretor do Espaço Ciência;

BLOCO MANGUEZAL CHICO SCIENCE – 9:15h ÀS 10:20h

  • Um estudo comparativo da avifauna do Manguezal Chico Science
  • Guaiamum do manguezal urbano
  • Levantamento bibliográfico e classificação dos estudos, realizados de 2000 a 2020, no Manguezal Chico Science
  • Natural e o virtual: mídias sociais como meio facilitador no ensino do manguezal

BLOCO EDUCAÇÃO E QUÍMICA – 10:25h às 11:10h

  • Contextualizando a investigação criminal com o ensino de Química para alunos do Ensino Médio
  • A influência do aprendizado micro, macro e simbólico da Química nos visitantes do Espaço Ciência
  • O ensino da Química através de experimentos e elementos caseiros, abordados em atividades práticas no Espaço Ciência

BLOCO EDUCAÇÃO NÃO FORMAL E SEUS IMPACTOS – 11:15h às 12h

  • Educação não formal: Espaço Ciência como colaborador no processo de aprendizagem 
  • Do ensino em espaços não escolares a materialidade formativa de habilidades
  • Museu Espaço Ciência como instrumento de formação do cidadão

BLOCO EDUCAÇÃO NÃO FORMAL E SEUS IMPACTOS 2 – 14h às 15:10h

  • Museu de ciências nas representações dos monitores
  • O Espaço Ciência e a reflexão sobre o papel da mulher na pré-história
  • A assimilação do conteúdo referente a relevo e limites territoriais relacionado à compreensão do experimento mapa de Pernambuco do Espaço Ciência.
  • Aportes ao ensino matemático: uma abordagem sobre a perspectiva do aprendizado por libras em ambientes não escolares
  • O ensino da matemática fora da sala de aula: museu como espaço de interação matemática

BLOCO ASTRONOMIA E BIOLOGIA – 15:30h às 16:15h

  • Importância das práticas pedagógicas desenvolvidas no Observatório Astronômico do Alto da Sé como alternativas na popularização do ensino de Astronomia
  • O que você sabe sobre epidemias?
  • Ipê-Roxo

DIA 21 – PROJETOS DE INTERVENÇÃO

BLOCO TECNOLOGIA – 9h às 9:55h

  • A utilização de códigos QR como ferramenta de suporte em museus
  • Motor Stirling como proposta de experimento para o Espaço Ciência
  • Abordagem educativa no ensino de energia nuclear através de maquete interativa

BLOCO ASTRONOMIA – 10h às 10:30h

  • Proposta de melhoria para a Área Espaço
  • Planetário como ferramenta de divulgação astronômica para a população

BLOCO QUÍMICA – 10:35h às 11:05h

  • Realidade virtual como ferramenta para o aprendizado do ensino de Química em espaços não formais aplicada no museu Espaço Ciência
  • Abordagem experimental de Química como ferramenta de aprendizagem informal  no Espaço Ciência

BLOCO ATENDIMENTO – 11:10h ÀS 11:40h

  • A importância da difusão da LIBRAS no Espaço Ciência
  • Metodologia de Atendimento ao Visitante

DIA 22 – RELATOS DE EXPERIÊNCIA

BLOCO EXATAS – 9h às 9:55h

  • O ensino da Astronomia indígena brasileira no Espaço Ciência
  • Introdução da Robótica para o desenvolvimento acadêmico do estudante
  • O conhecimento da energia nuclear para todos

BLOCO METODOLOGIAS – 10h às 11h

  • A experimentação informal do método científico como incentivo para o meio acadêmico
  • Jogos e aprendizados
  • Ensino da Geometria gráfica através do desenvolvimento de jogos educativos: um relato de experiência do projeto Gepetto – Ateliê de Ciência
  • O uso de Tenebrio molitor como alternativa para a reciclagem de poliestireno expandido EPS

BLOCO HUMANAS – 11:05h às 11:50h

  • O ensino da História através de práticas interativas em museus de ciências
  • Linguagens alternativas para o ensino de História:  a aprendizagem através do museu Espaço Ciência
  • Educação ambiental no Manguezal Chico Science: um panorama geográfico

SOLENIDADE DE ENCERRAMENTO – A partir das 14h

Por Sarah Rêgo – 20/01/2021