
Foram abertas, em Caruaru, as inscrições para o I Fórum de Preservação do Patrimônio Edificado. O evento acontecerá na próxima quarta-feira (27), no Teatro Difusora. A cerimônia de abertura terá início às 8h.
De acordo com a Secretaria de Urbanismo e Obras (SEURB), a ação foi elaborada e definida por meio da Lei Nº 5.837/2016, que define os Imóveis Especiais de Preservação situados no município.
A programação contará com palestras, debates e coffee breaks. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas por meio do site www.eventbrite.com.br.
Confira a programação completa:
8h – Cerimônia de abertura do I Fórum de Preservação do Patrimônio Edificado.
9h – Palestra com a arquiteta Maria Emília Lopes, representante do IPHAN.
Tema sugerido: A Estratégia de Preservação do Patrimônio Ferroviário no Brasil.
9h45 – Debate e dúvidas.
10h – Coffe break
10h15 – Palestra com a arquiteta Cristiane Feitosa, representante da FUNDARPE.
Tema sugerido: Análise Técnica de Projetos em Imóveis Especiais de Preservação.
11h – Debate e dúvidas.
11h15 – Palestra com a arquiteta Lorena Veloso, representante do DPPC.
Tema sugerido: Imóveis Especiais de Preservação: Processo de Qualificação.
12h – Debate e dúvidas
12h15 – Intervalo para almoço.
14h – Palestra com Walmiré Dimeron, representante do IHC.
Tema sugerido: A importância da Criação da Lei do IEP’s no Município de Caruaru.
Subtema: Memória Arquitetônica Caruaruense.
Palestra com o arquiteto Swami Lima.
Subtema: Diretrizes para Salvaguarda dos IEP’s.
15h – Debate e dúvidas.
15h15 – Palestra com a arquiteta Terezinha Monteiro, representante da UNIFAVIP.
Tema sugerido: Intervenções em Sítios Históricos.
16h – Debate e dúvidas.
16h15 – Coffe break
16h30 – Palestra com o arquiteto Fernando Guerra.
Tema sugerido: A renovação de objetos arquitetônicos para atender às demandas contemporâneas de uso e sustentabilidade dos empreendimentos com estudos de caso.
17h15 – Debate e dúvidas.
17h30 – Encerramento do Fórum.







