
O Instituto do Câncer Infantil do Agreste (ICIA) receberá pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), regulados pela Central de Regulação de Leitos de Pernambuco. A abertura de dez leitos de UTI Pediátrica na unidade com essa finalidade foi anunciada pela Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), na sexta-feira (10), em audiência do Ministério Público Estadual (MPPE). Porém, não foi anunciado quando os leitos estarão aptos para o recebimento de pacientes. Ao todo, a pasta tem a perspectiva de abrir 40 leitos do tipo. Além dos dez do ICIA, outros dez estão previstos no Hospital Memorial de Goiana e mais dez no Hospital Tricentenário, em Olinda.
Na oportunidade, a pasta estadual informou que foram abertos 18 leitos pediátricos, sendo 12 de UTI e seis de enfermaria, e que estão sendo tomadas medidas para correção de 100% no valor pago por plantões extras, além de reajuste nas diárias de leitos contratados a hospitais filantrópicos e privados. Dos 18 novos leitos abertos, dez são de UTI pediátrica no Hospital Memorial de Jaboatão, no município do mesmo nome, dois de UTI pediátrica no Hospital Barão de Lucena, no Recife, e seis de enfermaria pediátrica no Hospital Geral de Areias, também na capital.
Ainda segundo a Secretaria, está em tramitação um aditivo contratual para converter dez leitos de enfermaria pediátrica em dez leitos de UTI pediátrica para SRAG no Hospital Brites de Albuquerque, também em Olinda. Uma proposta de ampliação da campanha vacinal também está sendo cogitada. Nova audiência de acompanhamento das ações implementadas pela pasta para incrementar o atendimento pediátrico no período da sazonalidade de vírus respiratórios será realizada pelo MPPE na próxima sexta-feira, dia 17.
Por Maria Eduarda Rodrigues